quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bleach
O meu primeiro post é sobre Bleach, anime baseado no mangá de Tite Kubo, produzido pelo Estúdio Pierrot e dirigido por Noriyuki Abe. É contada a história das aventuras de Kurosaki Ichigo, um garoto de 15 anos que se tornou um shinigami. Trata-se de uma história intrincada e cheia de reviravoltas, que me atraiu há alguns anos.
A história começa com a chegada de Kuchiki Rukia, uma shinigami que foi enviada à cidade de Karakura para perseguir certas entidades espirituais denominadas Hollows.


Um hollow surge a partir da alma de um humano que permaneceu por muito tempo no mundo real e que não foi devidamente encaminhada à Soul Society – Sociedade das Almas, o mundo dos shinigamis, que é para onde vão as almas dos mortos. Hollows precisam se alimentar de outras almas, mas não fazem isso por vontade própria, apenas por instinto. Têm por característica um corpo de animal, uma máscara branca e um buraco no peito, simbolizando a ausência de razão e sentimentos. A função dos shinigamis é purificar as almas dos hollows e enviá-las à Soul Society.  Para isso exterminam os hollows com a lâmina de suas espadas, denominadas zampakutous. As almas boas também são encaminhadas à Soul Society com as zampakutous, mas para isso os shinigamis abençoam a alma com uma marca na testa feita pelo cabo da espada.



Bleach significa, ao pé da letra, alvejar – em alusão à função de purificação exercida pelos shinigamis.
Em seguida é mostrado o cotidiano de Ichigo, um garoto rebelde e que tem a estranha capacidade de ver e se comunicar com espíritos de pessoas mortas.  Porém, essa habilidade existe devido à grande pressão espiritual de Ichigo – denominada reiatsu.



A reiatsu de Ichigo acabou atraindo violentos hollows para sua casa (e detalhe: os espíritos são invisíveis na história, mas podem interagir com seres materiais, portanto também podem se alimentar de almas de pessoas vivas), deixando em perigo suas duas irmãs menores. Eis que surge Rukia para salvá-los, porém a shinigami fica seriamente ferida no combate. Ichigo quer ajudar, mas para isso só resta uma alternativa: transpassar a zampakutou de Rukia no peito de Ichigo, e assim transformá-lo em um shinigami.



O procedimento é feito:  Ichigo aparece trajando o kimono preto dos shinigamis, empunhando uma enorme zampakutou, e elimina facilmente os hollows que ameaçavam sua família. É assim que Rukia muda a vida de Ichigo e se inicia a história.


Um comentário: